Artigos

Imprimir


A Paz


Atualmente, há uma movimentação muito intensa em busca da paz. Existe a semana da paz, a yoga pela paz e diversos outros encontros e movimentos pela paz. Mas afinal, o que é a paz ? Ela já existe ? Se não, como criá-la ? Se sim, onde encontrá-la ? Cada pessoa terá uma resposta diferente para estas perguntas.


Há um dito sobre a paz que já ouvi diversas vezes:


"É preciso lutar pela paz !"


Lutar pela paz ? Como conseguir a paz utilizando um comportamento (lutar) que nos remete à guerra ?


Onde se incia a paz ? Será que ela deve começar pelo outro, pelo externo, pela sociedade, pela nação ? Ou será que se inicia no interior de cada indivíduo que a deseja ? Será que impondo a paz no outro através do medo ou da força, estaremos promovendo-a ?


Pela minha observação e experiência, a paz já existe. Ela é tão real quanto as batidas de seu coração. Alcançável por qualquer pessoa aberta e corajosa o bastante para encontrá-la e vivenciá-la. Corajosa porque a paz se encontra por trás de todos os preconceitos, julgamentos, padrões de comportamento, pensamentos e crenças que repudiamos nos outros, mas que estão em nós mesmos. E para aqueles que querem realmente acessar a paz é necessário se enfrentar (no sentido de estar de frente para) e integrar estes pensamentos, crenças e valores.


De que adianta pedir a paz exterior, se a própria pessoa ainda não está em paz consigo mesma ? O que ela estará realmente promovendo no outro, se ela própria ainda não encontrou e manifesta a paz interiormente ?


A paz não vem de fora. Nunca virá. Aqueles que culpam o externo, a sociedade e o outro pelos próprios sentimentos e por aquilo que acontece em seu interior se põe no papel de vítima. E vítimas serão sempre vítimas. E até que se conscientizem do papel que assumiram para si, serão incapazes de encontrar aquilo que já está dentro delas: a paz que influencia e se manifesta naturalmente em todos que estão à sua volta.


Autor: Saulo Fong


Para ler outros textos escritos por Saulo Fong, acesse o site PAZ INTERIOR:

http://www.pazinterior.com.br